A pedagogia, a democracia, a escola
Tradução:
Livro físico
R$ 64.9
Avise-me
Preencha os campos abaixo e avisaremos quando este produto estiver disponível:
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Os textos aqui reunidos são fragmentos do que poderia ser chamado de uma filosofia da educação que tenta lidar com os desafios da educação no presente. Seria artificial e ilusório reivindicar alguma unidade que os conectasse em um projeto intelectual global ou em uma teoria elaborada. No entanto, eles realmente compartilham uma compreensão particular dos desafios e são tentativas de lidar com eles de uma maneira específica. Por isso, o que os textos de fato revelam é uma maneira de conceber a filosofia da educação , antes de tudo, como uma tentativa de dar forma a uma determinada postura e a um certo ethos. Eles a abordam como trabalho educativo, em primeiro lugar: a filosofia como educação. Tal filosofia é, em certo sentido, crítica e pública ao mesmo tempo. Tenta se situar dentro de uma tradição "ascética" da filosofia, que compreende a crítica, não em termos de julgamento, mas em termos de uma experiência e de uma exposição. Nessa tradição, o trabalho da filosofia é, em primeiro lugar, um trabalho sobre si, isto é, submeter alguém à "prova da realidade contemporânea" (Foucault), o que implica um entendimento não dos outros, mas de si mesmo como sujeito da ação. Essa submissão de alguém à prova é, portanto, um exercício no contexto da autoformação e autoeducação.
- Autor(es):
- Jan Masschelein, Maarten Simons
- Dimensões:
- 14,0cm x 21,0cm x 1,9cm
- Páginas:
- 240
- Acabamento:
- brochura
- ISBN:
- 9788582172100
- Código:
- 0000029799
- Código de barras:
- 9788582172100
- Edição:
- 1
- Data de Lançamento:
- 21/08/2014
- Coleção:
- Educação: experiência e sentido
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 312