A Globo Vol 3 (Metamorfose)
1999 - 2025
Livro físico
R$ 129.8
Ebook
R$ 90.9
Avise-me
Preencha os campos abaixo e avisaremos quando este produto estiver disponível:
SOBRE O LIVRO
FICHA TÉCNICA
Na virada do século 21, a Globo é obrigada a se reinventar para não naufragar em um mercado sacudido pela revolução tecnológica e pelo impacto, sem precedentes, das redes sociais e das plataformas de streaming.
A Globo: Metamorfose é o terceiro volume da trilogia A Globo, obra em que o jornalista Ernesto Rodrigues faz uma imersão profunda e independente nos bastidores e na história da maior emissora de televisão do Brasil.
Metamorfose mostra como a Globo - impactada pelo crescimento das classes C, D e E nos índices de audiência, pelo avanço da TV por assinatura e pela revolução da internet que culminaria com o surgimento das poderosas plataformas multinacionais de streaming - modificou sua grade de programação; contratou apresentadores que incomodavam na concorrência; reinventou-se no humor e no entretenimento com bons e maus resultados. Além disso, mesmo num contexto de contínua diminuição da audiência da TV aberta, ela introduziu o fenômeno Big Brother Brasil e outros reality shows no cotidiano dos brasileiros, ao mesmo tempo que manteve a hegemonia na transmissão de copas e olimpíadas e na dramaturgia, com sucessos como Terra Nostra, Avenida Brasil, Fina Estampa, Caminho das Índias, Amor de Mãe, o remake de Pantanal, entre outros.
Ernesto Rodrigues também revela no volume 3 como a emissora, agora de fato comandada pelos filhos de Roberto Marinho, manteve com folga sua bilionária participação no chamado "bolo publicitário", salvando o próprio Grupo Globo da falência. O livro mostra ainda como a Globo, sem concorrentes nas grandes coberturas jornalísticas nacionais e internacionais do século 21, mergulhou fundo com a grande imprensa em uma cobertura estridente e enviesada do Mensalão e da Lava Jato, pagando um preço alto de credibilidade, atacada ora pela extrema direita de Jair Bolsonaro, ora pela esquerda, à medida que a gritaria ideológica polarizada das redes sociais e o fenômeno das fake news tomaram conta da internet.
__________________________________
A trilogia: | A obra divide a história da Globo em três períodos e volumes: Hegemonia, o primeiro, cobre os acontecimentos ocorridos entre 1965 e 1984 e reconstitui as origens, o crescimento e a consolidação da liderança e da presença absoluta da emissora no cotidiano brasileiro; Concorrência, o segundo, resgata os altos e baixos da Globo na travessia de 1985 a 1998, período histórico em que o Brasil passou por grandes transformações na política, na economia e no perfil social, econômico e cultural dos telespectadores; e Metamorfose, o terceiro volume, contempla o período entre a virada do século e o início da década de 2020, época em que a Globo se viu obrigada a promover mudanças profundas em todas as suas áreas, da tecnologia ao conteúdo, para manter a liderança num cenário de transformações radicais impostas pela internet, pelas redes sociais e pelas novas plataformas de informação e entretenimento.
A Globo: Metamorfose é o terceiro volume da trilogia A Globo, obra em que o jornalista Ernesto Rodrigues faz uma imersão profunda e independente nos bastidores e na história da maior emissora de televisão do Brasil.
Metamorfose mostra como a Globo - impactada pelo crescimento das classes C, D e E nos índices de audiência, pelo avanço da TV por assinatura e pela revolução da internet que culminaria com o surgimento das poderosas plataformas multinacionais de streaming - modificou sua grade de programação; contratou apresentadores que incomodavam na concorrência; reinventou-se no humor e no entretenimento com bons e maus resultados. Além disso, mesmo num contexto de contínua diminuição da audiência da TV aberta, ela introduziu o fenômeno Big Brother Brasil e outros reality shows no cotidiano dos brasileiros, ao mesmo tempo que manteve a hegemonia na transmissão de copas e olimpíadas e na dramaturgia, com sucessos como Terra Nostra, Avenida Brasil, Fina Estampa, Caminho das Índias, Amor de Mãe, o remake de Pantanal, entre outros.
Ernesto Rodrigues também revela no volume 3 como a emissora, agora de fato comandada pelos filhos de Roberto Marinho, manteve com folga sua bilionária participação no chamado "bolo publicitário", salvando o próprio Grupo Globo da falência. O livro mostra ainda como a Globo, sem concorrentes nas grandes coberturas jornalísticas nacionais e internacionais do século 21, mergulhou fundo com a grande imprensa em uma cobertura estridente e enviesada do Mensalão e da Lava Jato, pagando um preço alto de credibilidade, atacada ora pela extrema direita de Jair Bolsonaro, ora pela esquerda, à medida que a gritaria ideológica polarizada das redes sociais e o fenômeno das fake news tomaram conta da internet.
__________________________________
A trilogia: | A obra divide a história da Globo em três períodos e volumes: Hegemonia, o primeiro, cobre os acontecimentos ocorridos entre 1965 e 1984 e reconstitui as origens, o crescimento e a consolidação da liderança e da presença absoluta da emissora no cotidiano brasileiro; Concorrência, o segundo, resgata os altos e baixos da Globo na travessia de 1985 a 1998, período histórico em que o Brasil passou por grandes transformações na política, na economia e no perfil social, econômico e cultural dos telespectadores; e Metamorfose, o terceiro volume, contempla o período entre a virada do século e o início da década de 2020, época em que a Globo se viu obrigada a promover mudanças profundas em todas as suas áreas, da tecnologia ao conteúdo, para manter a liderança num cenário de transformações radicais impostas pela internet, pelas redes sociais e pelas novas plataformas de informação e entretenimento.
- Autor(es):
- Ernesto Rodrigues
- Dimensões:
- 16,0cm x 23,0cm x 2,5cm
- Páginas:
- 672
- Acabamento:
- Brochura
- ISBN:
- 9786559285006
- Código:
- 0000039864
- Código de barras:
- 9786559285006
- Edição:
- 1
- Data de Lançamento:
- 20/06/2025
- Coleção:
- Trilogia A Globo
- Idioma:
- Português