Nikole Cândida
Nasci em Coronel Fabriciano, Minas Gerais, e passei parte da infância em Nova Jersey, nos Estados Unidos, para onde me mudei com meus pais, que buscavam o “sonho americano”. Quando voltei ao Brasil, reencontrei meus avós e a roça, em São João do Oriente, interior de Minas.
Decidi cursar Design de Produto na Escola de Design (UEMG), em Belo Horizonte. Durante a faculdade, me interessei mais pelas matérias que envolviam desenho, o que me levou a iniciar minha carreira de ilustradora, com encomendas de aquarelas.
Meus trabalhos são voltados para a representação da cultura mineira de forma lúdica e nostálgica. Uso mídias tradicionais, como a aquarela e a acrílica, e já explorei pintura em cerâmica, em madeira e até em crânios de boi. Mas atualmente me dedico mais ao desenho digital.
Eu vim de lá foi trabalho de uma disciplina optativa da faculdade, ministrada pela professora Cássia Macieira. É, em parte, autobiográfico e surgiu do sentimento de ter sido acolhida pela roça e pelos meus avós. No entanto, por não ter nascido lá, eu tinha dúvidas sobre “ser de lá”. Esse sentimento de ser parte de um lugar e de uma cultura é o que nos faz sentir acolhidos, cria conexões, molda nossas identidades e aquece nosso coração. É o que chamamos de pertencimento.
Este livro é dedicado aos meus avós, que muito me ensinaram e ainda ensinam sobre a vida, o passado, presente e futuro.