James Matthew Barrie
J. M. Barrie (James Matthew Barrie), o nono de dez filhos, nasceu na Escócia, em 1860, e faleceu em Londres, em 1937. Formou-se na Universidade de Edimburgo em 1882. Ainda estudante, tornou-se crítico de teatro e passou a fazer parte de um grupo de debates, o que o ajudou a superar a timidez. Após um breve período escrevendo para o _Nottingham Journal_, mudou-se para Londres, onde passou a publicar artigos e contos, sempre cheios de humor.
Escreveu peças teatrais e livros durante quase toda a vida, a maioria para o público adulto, inclusive a peça The Boy Who Wouldn’t Grow Up_ [O menino que não queria crescer], de 1904, que deu origem ao personagem Peter Pan, sua mais famosa criação. Em 1911, o romance _Peter and Wendy – ou _Peter Pan_ – foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos Darling – Wendy, João e Miguel – que acompanham Peter Pan em uma viagem pela Terra do Nunca, onde enfrentam o Capitão Gancho e seus piratas, além de muitos outros perigos.
Há quem diga que J. M. Barrie se inspirou em sua amizade com os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma viúva que o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Peter Pan. De fato, ele se tornou tutor dos garotos depois da morte de Sylvia até 1937, quando morreu devido a uma forte pneumonia. Ainda em vida, doou os direitos autorais da história de Peter Pan ao hospital pediátrico Great Ormond Street.