Bem-vindo

Kabengele Munanga

É doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor emérito do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma instituição.

É autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos de livros e artigos científicos na área da Antropologia da África e da População Negra no Brasil, como Os Basanga de Shaba (FFLCH, 1986); Negritude: usos e sentidos (4 ed. ampliada, Autêntica, 2019); A revolta dos colonizados: o processo de descolonização e as independências da África e da Ásia (Atual, 1995) e Estratégias e políticas de combate à discriminação racial (Edusp, 1996).

É professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pesquisador emérito do CNPq, acumulando outras dezenas de prêmios e títulos.

Sua trajetória e suas contribuições como acadêmico e ativista foram homenageadas em Negritudes: diálogos com o pensamento de Kabengele Munanga, lançado pela Autêntica em novembro de 2022. O livro reúne textos sobre sua vida, sua obra e sua atuação como intelectual, militante e inspiração para a luta antirracista.