Joseph Rudyard Kipling
Nasceu em Bombaim, na Índia, em 1865, no auge do Império Britânico. Seu pai, professor de inglês na Escola de Belas Artes, era também curador do Museu Lahore.
Aos 6 anos, foi levado para a Inglaterra, onde viveu até 1882, quando voltou para a Índia e começou a trabalhar como jornalista.
Tornou-se um dos maiores escritores ingleses e um dos poetas mais populares da Inglaterra. É considerado o grande porta-voz do Império Britânico, que retrata em sua obra, na qual atribui à presença dos ingleses nas regiões colonizadas a função de educar e civilizar.
Suas histórias em geral se passam em cenários coloridos e exuberantes da Índia. Uma das mais famosas, O livro da selva (The Jungle Book), conta a história de Mowgli, um menino criado por lobos, aluno de Baloo, um urso, no estudo das leis da selva de Seouni, no leste da Índia.
Além de poesia e narrativas de ficção, escreveu ensaios jornalísticos e narrativas de viagem. Entre suas inúmeras obras, destaca-se Kim, publicado em 1901, romance de formação que traça, ao longo das aventuras do menino Kim e seu guru tibetano pelas estradas, um retrato pulsante das pessoas, da cultura e das diversas religiões da Índia, suas crendices e superstições.
Rudyard Kipling faleceu em 1936. Em 1907, ganhou o Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro escritor de língua inglesa a receber o prêmio.