Bem-vindo

Benjamin Flao

Benjamin Flao é um roteirista, ilustrador e colorista francês de história em quadrinhos.

Deixou a escola tradicional aos 14 anos para se inscrever na Escola de Artes Gráficas Saint-Luc, em Tournai, na Bélgica. Após dois anos de estudos, ingressou na escola de grafismo publicitário de Nantes. Depois de atravessar o Atlântico, produziu uma série de cadernos, objeto da sua primeira exposição. Em 1998, trouxe dezenas de desenhos de uma viagem por Burkina Faso.

Em 2000 e 2001, Bernard Buigues o convida para se juntar à sua equipe em Khatanga, na Sibéria, para desenhar cadernos para a expedição Mammuthus. Em 2002, publica seu primeiro caderno de viagem a partir dessa experiência, Carnet de Sibérie, com textos de Bernard Buigues (Glénat), pelo qual recebeu uma premiação da Lonely Planet.

Entre suas publicações seguintes, destacam-se Sillages d'Afrique (2003) e La Ligne de fuite (2007). Participou da obra coletiva Immigrants, em 2010. No ano seguinte, assina Rock'n'roll antediluvien, outra obra coletiva.

Em 2012 e 2013, publicou os dois volumes de Kililana Song, seu primeiro trabalho solo em HQ, que lhe rendeu o prêmio RTL de melhor HQ (2013). Em seguida, publicou Va'a, une saison aux Tuamotu (2014) e Essence (2018).